Perfis de pesquisadores e pesquisadoras

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva

Possui Educação Artística, UDESC (1988), mestrado em Educação e doutorado em Engenharia de Produção/ mídia e conhecimento (2004),  na UFSC. Em 2010 realizou  Estágio de Pós-doc na Universidad de Sevilla/Espanha. Em 2011, Estágio de Pós Doc na Universidad Nacional Del Arte – IUNA em Buenos Aires, Argentina. É professora titular do CEART/UDESC. Atua  no PPGAV, PPGE e PROFARTES da UDESC. Coordena o projeto  Observatório da Formação no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados Brasil e Argentina.

Contato: fbujan@gmail.com

Federico Buján

Doutor em Humanidades e Artes (UNR, Argentina). Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (ECA–USP). Pós-doutorado pelo Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET). Semioticista. Professor na Universidad Nacional de Rosario (UNR), na Universidad Nacional de las Artes (UNA) e na Universidad de San Andrés (UDESA). Atúa como pesquisador na Facultad de Humanidades y Artes (UNR) e no Instituto de Investigación y Experimentación en Arte y Crítica (IIEAC) da UNA.

Ana Luiza Ruschel Nunes

Possui Educação Artística (1976) e Artes Plásticas pela UFSM/RS (1981), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (1990) e Doutorado em Educação pela UNICAMP, Campinas/SP (1997). Pós-Doutorado no PPGAV/CEART/UDESC/SC (2016-2017). É Professora associada e atua no PPGE/Educação e DEARTES/UEPG. Participa Projetos: Convênio Internacional da Universidade- UVURUNA, Moçambique/África e UEPG/PR e Observatório da Formação no âmbito do Ensino de Arte: Estudos comparados entre Brasil e Argentina. 

Andrea Pessutti Rampini Nagai

Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Estadual de Londrina (1998), especialização em Metodologia da Ação Docente (1999) e mestrado em Educação, pela Universidade Estadual de Londrina (2003).Docente da rede pública estadual de ensino – Cascavel-PR, atuando como Técnica Pedagógica da disciplina Arte, no Núcleo Regional da Educação em Cascavel/PR. Experiência na área de Artes Visuais, ênfase em Teoria e Ensino da Arte, atuando nos seguintes temas: Ensino da Arte e formação de professores de Arte.

Brenda Christine Figueira Pettrini

Possui formação técnica em Turismo e Hospedagem por meio do curso técnico integrado ao ensino médio no Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú (IFC). Atualmente graduanda em Licenciatura em Artes Visuais no Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Membro do grupo de pesquisa Arte e Formação nos processos políticos contemporâneos e do Clube de Fotografia da Universidade do Estado de Santa Catarina. Bolsista de Iniciação Científica no projeto Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina. 

Clarissa Santos Silva

Professora Assistente da Universidade Federal do Sul da Bahia (CSC/Porto Seguro). Mestra em Artes Visuais pela Udesc, Especialista em Artes Híbridas pela UTFPR, Bacharela em Arte e Mídia pela UFCG e na Licenciada em Artes Visuais pelo Claretiano. Desenvolve pesquisas com ênfase nas áreas de Formação de Professores, Ensino de Arte e Artes Visuais.

Claudia Carnevskis

Graduada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (2005), mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e doutora em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2018). Atualmente é professora adjunta do Colegiado de Licenciatura em Artes Visuais (FAARTES) da Universidade Federal do Amazonas, exercendo a função de coordenadora do curso do período matutino. Pesquisa formação de professores de artes, movimentos sociais e arte-educação, metodologias de ensino de artes visuais e materiais didáticos.

Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta

Possui Bacharelado em Pintura e Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1980), mestrado em Educação (1998) e doutorado em História (2006), ambos pela UFPR (PR). Professora associada da Universidade Federal do Paraná, atuando nas disciplinas de Desenho e Fundamentos do ensino de artes visuais. Em 2014 realizou estudos de Pós-Doutorado na UDESC (SC) investigando a formação enquanto uma dimensão inseparável da atuação do professor de Artes Visuais.

Fernanda Monteiro Barreto Camargo

Doutora e Mestre em Educação . Especialista em Gestão Escolar, Liderança em 3º Setor e Mediação em EaD. Graduada em Artes Plásticas – Licenciatura em Educação Artística – Pedagogia . Professora da Universidade Federal do Espírito Santo – Centro de Educação – Departamento Linguagens, Culturas e Educação. Linha de Pesquisa Formação de Professores, Culturas e Ensino da Arte.

Contato: flavia.p.vasconcelos@ufsm.br

Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos

Docente do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais – PPGART da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Líder do Grupo de Pesquisa Artes Visuais e Criatividade – CNPQ e do Laboratório de Criatividade e Inovação – LACRIA. Doutora em Educação Artística pela Universidade do Porto – Portugal. SITE: https://flaviapedrosavasco.wixsite.com/arts

Gerda Margit Schutz-Foerste

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002). Realizou estágio pós-doutoral no Centro de Infância, juventude e Biografias, na Universität-Siegen/ Alemanha (2011). É professora aposentada da Universidade Federal do Espírito Santo, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado). Desenvolve pesquisas em Artes e seu ensino, com ênfase em Leitura de Imagens, formação de professores, currículo e cultura.

Giovana Bianca Darolt Hillesheim

Mestra e Doutora em Artes Visuais pela UDESC- área de concentração: Ensino das Artes Visuais. Vice-líder do grupo de pesquisa Formação e arte nos processos políticos contemporâneos – CNPq/UDESC associada ao Observatório. Docente do Instituto Federal de Santa Catarina-IFSC e professora colaboradora do Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES) da UDESC. Desenvolve pesquisa sobre as repercussões do mercado de arte na formação de professores.

Isadora Gonçalves Azevedo

Licenciada em Artes Visuais (2012) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestre em Artes Visuais (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais na UDESC. Professora de Arte da rede estadual de Educação Básica de Santa Catarina (2014-atual). Realiza pesquisas nas áreas de ensino de artes, com ênfase nos estudos sobre formação docente. Desenvolve produção artística por meio da fotografia. do mercado de arte na formação de professores.

Janedalva Pontes Gondim

Graduação em Pedagogia Uepb, Mestrado em Educação UFCG e Doutorado em Sociologia pela UFPE. Profa Adjunta 3 da Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf atuando nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais e Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional/ProfSocio. Principais linhas de pesquisa: Práticas de consumo cultural d@s professor@s de Artes Visuais, Formação de profs de Artes Visuais e Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares.

Janine Alessandra Perini

Professora de Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão, Campus São Bernardo. Doutora em Artes Visuais pelo PPGAV/ UDESC. Possui Mestrado em “Artes Visuais”, pela UDESC (2012), especialização em “O Ensino da Arte: Fundamentos Estéticos e Metodológicos” pela UNIVILLE (1998), especialização em “Arteterapia” pelo INPG (2007), graduação em Educação Artística pela UNIVILLE (1998) e graduação em Licenciatura em Pedagogia pela UNIFACVEST (2020). Participa dos grupos de pesquisa: Educação, Arte e Inclusão, UDESC e Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre as Cidades – CITADINO, UFMA.

Jéssica Natana Agostinho

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na linha de pesquisa Políticas Educacionais, Ensino e Formação. Licenciada em Artes Visuais pela UDESC e graduada em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos. Tem como interesses de pesquisa os temas: políticas educacionais, precarização do trabalho docente e ensino de artes. 

Julia Rocha

Doutora em Educação Artística pela Universidade do Porto, Mestre em Artes e Educação pela Universidade Estadual Paulista e Licenciada em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora da Universidade Federal do Espírito Santo, coordenadora do Núcleo de Artes Visuais e Educação do Espírito Santo – NAVEES e do Grupo de Pesquisa Entre – Educação e Arte contemporânea.

Contato: kaluhe@gmail.com

Katyuscia Sosnowski

Doutora em Informática na Educação – PPGIE – UFRGS/ UNT Universidade do Norte do Texas (2015), Mestre em Artes Visuais pelo PPGAV – UDESC (2011); Especialista em Arte – Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UNB (2007), Especialista em Mídias na Educação pela FURG (2012), Licenciada em Educação Artística – habilitação em Artes Plásticas pela FAP (1998). Docente de Artes Visuais no Instituto Federal do Paraná- IFPR Campus Coronel Vivida; membro do grupo de pesquisa NESTA – Núcleo de Estudos em Subjetivação Tecnologia e Arte UFRGS, Representante do NAC – Núcleo de Arte e Cultura no Campus Coronel Vivida.

Maria Angélica Vago-Soares

Graduada em Educação Artística (UFES) e em Pedagogia (Serravix). Especialização em Psicopedagogia (FASE) e Metodologia do Ensino da Arte (UNINTER). Mestrado e Doutorado em Educação na área de Linguagens Verbal e Visual (PPGE-UFES). Professora da UFES, do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação – Centro de Educação. Pesquiso no campo do Ensino da Arte, em interlocução com as crianças, as práticas artísticas e culturais em (com)textos educativos.

Maria Lucila Horn

Artista, curadora, arte educadora. Licenciada em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1988), Aperfeiçoamento em Pintura (1994), Especialização em Arte e ciências Humanas (2001), especialização em Fotografia e Imagem em Movimento (2012) e mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006). Atualmente é doutoranda do Programa de pós-graduação em educação – PPGE/UDESC, membro do grupo de pesquisa “Arte, Formação e tecnologias nos processos contemporâneos” e coordenadora do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em linguagem visual e fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, fotografia, pintura, educação.

Maria Heloísa Canal

Graduanda em Licenciatura em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Membro do grupo de pesquisa Arte e Formação nos processos políticos contemporâneos. Bolsista de Iniciação Científica no projeto Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina.

Maristela Müller

Mestra em Artes Visuais (2017), pelo PPGAV/UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. Graduada no Curso de Licenciatura em Educação Artística (2010), pelo CEART/UDESC. Desde o ano de 2015 faz parte do Observatório da Formação de Professores e do corpo editorial da Revista Educação, Artes e Inclusão. Desenvolve trabalhos artísticos a partir da temática e problemática do corpo, do feminino, da fertilidade e sobre questões sociais que nos afetam constantemente. Atualmente, cursa o Doutorado em Artes Visuais, na Linha de Pesquisa: Ensino das Artes Visuais, pela UDESC, em Florianópolis/SC e é professora substituta do CEAD-UDESC, atuando nas disciplinas de Arte no curso de Pedagogia.

Priscila Anversa

Possui Licenciatura em Artes Plásticas pela UDESC (2009), mestrado em Artes Visuais pelo PPGAV – UDESC (2011) e é doutoranda em Artes Visuais no mesmo programa. Atua como professora colaboradora do DAV-UDESC e no Ensino Médio em Florianópolis. Participa do grupo de pesquisa Arte e Formação nos Processos Políticos e Contemporâneos (UDESC) e é membro da equipe editorial da Revista Educação, Artes e Inclusão. É suplente de coordenação do Programa Extensionista LIFE, atuando como coordenadora pedagógica do Projeto Família no Museu.

Rosana Soares

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – UDESC. Especialização no Ensino da Arte: Fundamentos Estéticos e Metodológicos pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Possui graduação em Artes Visuais pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB. Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB no Centro de Artes, Humanidades e Letras. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas – GEPM/ CAHL/ UFRB.

Samira da Costa Sten

Samira da Costa Sten é professora Adjunto I da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, licenciada em Letras Português, Pedagogia e Artes Visuais. Mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Na faculdade de Educação ministra as disciplinas de Estágio Supervisionado em Artes Visuais e Metodologia do Ensino das Artes Visuais. Pesquisa ensino de Artes Visuais e formação de professores em Artes Visuais na educação básica com ênfase em cinema de animação e infâncias.

Thalita Emanuelle Souza

Professora de Arte do quadro próprio do magistério do estado do Paraná, atuante em sala de aula desde 2009. Graduada em Arte-Educação pela Universidades Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO-PR. Possui pós-graduação na área de artes visuais. Tem interesse de estudo e pesquisa na área de Arte e ensino. Acredita em uma escola pública e de qualidade, a qual, respeite a diversidade, as diferenças sociais e culturais dos alunos(as). Mestranda na universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, mestrado profissional em arte – PROF-Artes.

Uillian Trindade Oliveira

Professor Assistente da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Coordenador do Colegiado do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Membro do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da UFOB. Doutor em Educação e Linguagem Visual pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo. É artista visual com exposições no Brasil e no exterior. Foi Diretor Escolar e professor da disciplina de Arte na Rede Estadual do Espírito Santo. Foi Tutor à distância no curso EAD de Artes Visuais da UFES. É Parecerista em Periódicos de Universidades como UDESC, UFMG, UFES, UFOB e UFFS.

Valéria Metroski de Alvarenga

Doutora e Mestra em Artes Visuais (UDESC). Graduada em Artes Visuais (Licenciatura e Bacharelado/UFPR). Atualmente leciona a disciplina de Arte na Secretaria do Estado da Educação (SEED/PR) e trabalha para a UNINTER no curso de licenciatura em Artes Visuais, na modalidade EaD. Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Formação nos processos artísticos contemporâneos (UDESC) e do projeto de pesquisa Observatório (OFPEA/BRARG). 

Vera Lúcia Penzo Fernandes

Possui graduação em Educação Artística (1993), mestrado (2005) e Doutorado (2011) em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é professora adjunta do curso de artes visuais – licenciatura; diretora da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; coordenadora do grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem em Artes Visuais (UFMS/CNPq) e membro da Rede Latino Americana de Investigadores em Formação de Professores de Artes e do Observatório de Formação de professores de Arte. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de criação e trabalho pedagógico; arte e inclusão; processo de ensino e aprendizagem em artes visuais; formação de professores de artes visuais.

Vinícius Luge Oliveira

É bacharel e licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestre em Educação pela mesma instituição, cursa atualmente o Doutorado em Artes Visuais, no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual de Santa Catarina. É Professor Adjunto 2, do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima. Participa dos Grupos de Pesquisa Cruviana, vinculado à UFRR e o Grupo Educação, Artes e Inclusão, vinculado à UDESC com pesquisas sobre o Ensino da Arte e a Formação de Professores na perspectiva marxista.